Blog
Pessoa com pano branco

“Pano branco”: saiba o que causa as lesões e como evitá-las

O que é?

“Pano branco” é o nome popular de uma doença de pele chamada Pitiríase Versicolor, causada por fungos, que se manifesta como manchas circulares ou ovais, algumas confluentes, localizadas principalmente no dorso, pescoço e tórax, com coloração que pode variar entre branco, vermelho e acastanhado, daí o nome “versicolor”. 

Etiologia

As manchas são causadas pela proliferação de fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso em condições normais, sem causar doença. Quando existem condições favoráveis para o crescimento dos fungos, eles conseguem invadir a pele e causar as lesões características. Os fatores externos que facilitam a infecção são o calor e a umidade. Existem também fatores do hospedeiro que a favorecem: a desnutrição, a sudorese excessiva e o uso de anticoncepcionais, de corticoides e/ou de imunossupressores.

Sintomas 

As lesões em geral não causam sintomas, às vezes podem cursar com discreto prurido. 

Diagnóstico

O diagnóstico na maioria das vezes é realizado apenas com o exame clínico do dermatologista treinado. As lesões exibem descamação característica ao estiramento da pele. Podem ser usados alguns métodos complementares como a lâmpada de Wood, que faz com que as manchas apresentem uma fluorescência característica, ou exame micológico direto, possibilitando a visualização dos fungos no microscópio. É importante diferenciar a Pitiríase Versicolor de outras condições que causam manchas esbranquiçadas na pele, como vitiligo, pitiríase alba, leucodermia gutata e até mesmo micose fungoide,  um tipo de linfoma cutâneo. 

Como evitar as lesões?

Deve-se evitar fatores que favoreçam a proliferação dos fungos, por meio da utilização de roupas leves, arejadas e, preferencialmente, de tecidos não sintéticos. Após o tratamento, é necessário deixar planejado o uso de medicamentos para evitar que a micose retorne. 

Tratamento

O tratamento é definido pelo médico dermatologista dependendo da extensão de acometimento e varia desde pomadas e shampoos para uso tópico até medicações para uso oral.

Picture of Dra. Ana Caroline de Oliveira

Dra. Ana Caroline de Oliveira

Sou apaixonada pela dermatologia em sua totalidade. Atuo no tratamento de doenças da pele, cabelo e unhas que afetam a qualidade de vida dos pacientes adultos e pediátricos.

Postagens relacionadas

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma técnica que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na pele [...]

Existem diferentes tipos de cistos na pele, o tipo mais comum é o epidérmico (sebáceo). Ele pode surgir em [...]

Ultimas postagens

O que é o MMP (microinfusão de medicamentos na pele)?

O que é um cisto epidérmico (sebáceo)?

“Pano branco”: saiba o que causa as lesões e como evitá-las

“Botox” x preenchimento: entenda a diferença

Categorias

Categorias

Compartilhe

Agende sua Consulta com a Dra. Ana Caroline de Oliveira