Blog

“Botox” x preenchimento: entenda a diferença

Você conhece as diferenças entre Toxina botulínica (popularmente conhecida como “botox”) e preenchimento facial? Além de serem substâncias diferentes, elas também são utilizadas para efeitos diferentes no rosto.

Uma das maiores preocupações quanto à aparência é com os sinais do envelhecimento que, inevitavelmente, irão aparecer. Pensando nisso, foram criados diversos tratamentos estéticos que têm como objetivo rejuvenescer ou prevenir o envelhecimento da face. Dentre os tratamentos mais procurados, a toxina botulínica e o preenchimento facial se tornaram muito populares, principalmente por trazerem resultados excelentes e rápidos!

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é aplicada dentro dos músculos da face, promovendo uma redução da sua capacidade de contração. A partir da paralisia desses músculos, há uma melhora das linhas de expressão da face, principalmente da lateral dos olhos e da testa. É importante ressaltar que a melhora ocorre nas rugas dinâmicas, ou seja, naquelas rugas que aparecem quando a pessoa movimenta os músculos. As rugas estáticas, que são rugas que aparecem quando a pessoa está em repouso, que surgem mais tardiamente no processo de envelhecimento, necessitam de outros tratamentos complementares. 

A toxina botulínica, além de prevenir e tratar rugas, tem várias indicações. Pode servir para arquear as sobrancelhas, melhorar o contorno do rosto, tratamento de enxaqueca, bruxismo e tratamento de suor excessivo localizado.

O efeito da toxina botulínica dura em média 3-6 meses e pode sofrer influência de fatores como vacinação e prática de atividade físicas. As aplicações normalmente são feitas em duas sessões com intervalo de 15 dias. 

Não há uma idade específica para iniciar o uso do produto, sendo o mesmo indicado quando as rugas dinâmicas começam a surgir, com o objetivo de evitar o surgimento das rugas estáticas. 

Preenchimento facial

O preenchimento é feito com a injeção de alguma substância sob a pele, mais comumente ácido hialurônico, para repor volumes ou reestruturar a face. Sabemos que, com o processo de envelhecimento, naturalmente há uma reabsorção óssea e dos coxins de gordura da face, o que dá aquele aspecto de “rosto desmaiado”, caído, o que também é motivado pela gravidade. Assim, o preenchimento é utilizado para reposicionar essas estruturas, rejuvenescendo.  Também pode ser usado com o objetivo de volumizar áreas específicas, tornando a face mais atraente, como os lábios. 

As indicações mais clássicas do preenchimento são: melhora do bigode chinês, melhora das linhas de marionete, correção de olheiras profundas e melhora de rugas que não desaparecem após o uso do “botox”. 

O preenchimento tem duração entre 8-24 meses e geralmente a aplicação é feita em uma única sessão. 

Picture of Dra. Ana Caroline de Oliveira

Dra. Ana Caroline de Oliveira

Sou apaixonada pela dermatologia em sua totalidade. Atuo no tratamento de doenças da pele, cabelo e unhas que afetam a qualidade de vida dos pacientes adultos e pediátricos.

Postagens relacionadas

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é uma técnica que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na pele [...]

Existem diferentes tipos de cistos na pele, o tipo mais comum é o epidérmico (sebáceo). Ele pode surgir em [...]

Ultimas postagens

O que é o MMP (microinfusão de medicamentos na pele)?

O que é um cisto epidérmico (sebáceo)?

“Pano branco”: saiba o que causa as lesões e como evitá-las

“Botox” x preenchimento: entenda a diferença

Categorias

Categorias

Compartilhe

Agende sua Consulta com a Dra. Ana Caroline de Oliveira